Rubian – inovação em extração de bioativos

rubian - inovacao em residuos bioativosRubian é uma startup instalada na incubadora de empresas INCAMP da Universidade Estadual de Campinas.

A empresa brasileira iniciou suas atividades em 2015 com o propósito de desenvolver e produzir extratos vegetais ricos em bioativos, focados em segurança e eficácia.

Muitas preocupações estão surgindo no mercado relacionadas à origem e aos processos de obtenção dos bioativos. Para tanto, serão utilizados materiais e insumos de origem controlada e processos limpos e sustentáveis – como exemplo a tecnologia de fluidos pressurizados. Temos planos de instalar uma planta industrial com capacidade produtiva de aproximadamente 100 toneladas de extratos por ano.

Segurança & Eficácia

Na busca por produtos seguros, eficazes e com as propriedades bioquímicas originais preservadas, utilizamos tecnologias limpas nos processos de extração, sem geração de resíduos tóxicos.

Recursos Naturais

Com o objetivo de otimizar e diminuir os desperdícios na utilização de insumos vegetais, adotamos o conceito de Biorrefinaria com Extração Sequencial de Bioativos. Até mesmo resíduos originados em outras cadeias industriais podem fazer parte do processo.

Saúde & Bem Estar

O uso de extratos naturais confiáveis para a Saúde e Bem Estar, com respeito e harmonia à Natureza, são valores constantemente considerados para o futuro pelas diversas gerações e seus estilos de vida.

rubian - residuos bioativos naturaisNosso modelo Clear-by-Design Ingredients tem como propósito oferecer ao mercado B2B (distribuidores e produtores) ingredientes bioativos superiores para atender profissionais e usuários de produtos nas áreas de Saúde e Bem Estar, especificamente para Cosméticos, Nutracêuticos e Alimentos. Nossos produtos são derivados da extensa biodiversidade brasileira, entre eles o urucum, o maracujá e outras matrizes vegetais.

Serão produzidos extratos vitamínicos, antioxidantes, carotenóides e corantes com benefícios nas áreas de antienvelhecimento, cognitiva, cardiovascular, obesidade e comorbidades relacionadas.

Modelo de Desenvolvimento e Parcerias com a Rubian

Desenvolvimento de Tecnologias e Aplicações

Trabalhamos em conjunto com laboratórios da UNICAMP e de outras Instituições de Pesquisa no desenvolvimento de novos processos de extração e aplicação de Bioativos. Progressos foram obtidos com extratos das matrizes do bagaço do maracujá para a indústria de Cosméticos e com extratos da semente do Urucum, para aplicação em Nutracêuticos. Estes projetos estão sendo subvencionados pelo programa PIPE-Fapesp.

Fornecimentos de Extratos

A Rubian trabalha para a instalação de uma planta industrial de extração por fluidos pressurizados, pronta para atender as demandas dos mercados locais e internacionais. Essa planta será flexível na obtenção de extratos de diversas matrizes vegetais, fornecendo insumos para as mais diversas indústrias dos segmentos de Saúde e Bem Estar.

Propriedade Intelectual

Os processos e produtos obtidos por nossas tecnologias possuem depósitos de patentes, o que reforça a segurança da propriedade intelectual para maior competitividade nos mercados a serem comercializados.

Mercado de Cosméticos

429
bilhões de dólares de faturamento / ano

Mercado de Nutracêuticos

385
bilhões de dólares de faturamento / ano

Mercado de Alimentos

3.03
trilhões de dólares de faturamento  global / ano
Telefone: (11) 99344-7293
Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-866
R. Bernardo Sayão, 100 - Sala 201